Sobre o bullying

          Eu já sofri bullying e já presenciei outras pessoas sofrendo bullying. Com o tempo percebi que ele é algo estrutural na sociedade, assim como muitas outras coisas é um fruto da sociedade. Pode existir em todas as fases e idades, não acontece apenas para crianças, pré-adolescentes ou adolescentes. A diferença é que os adultos já aprenderam a lidar com certas situações, logo, não sofrem tanto e resolvem de alguma forma. A criança e o adolescente geralmente são muito inocentes ou frágeis,  propensos a serem vítimas e praticantes.
          Assim, provavelmente não é com facilidade que vai se exterminar o bullying da vida em sociedade. É preciso aprender a lidar com ele, tanto quem sofre quanto quem pratica, pois quem pratica, também sofre ou sofreu.
          É certo que quem pratica já sofreu em algum lugar de alguma forma. Pode até ser em casa com a família, num momento em que a mãe proibiu o filho(a) de comer mais, mesmo que ainda estivesse com fome, apenas para que não engordasse, ação que fez a criança não se sentir amada. Essa criança acaba de se tornar uma potencial bully(quem pratica bullying) para pessoas acima do peso ou que comem demais. Para acabar totalmente com o bullying seria preciso amor incondicional nas famílias.
          Abaixo vou citar alguns motivos que causam o bullying e a responsabilidade de quem o sofre.

         Motivos que geram bullying:
         Você é diferente e faz coisas estranhas; Você é chato e conta tudo para o professor ou para coordenadora; Você é delicadinho(a) e não tem firmeza pra dizer o que não esta gostando; Você não liga para xingamentos ou apelidos bobos que quem diz acha pesados; Você estava brincando e os outros não;  Você liga demais pra opinião dos outros; Você depende emocionalmente dos outros; Você não sabe resolver suas coisas sozinho; Você não sabe que sofre bullying mas sente um estranho desconforto; Você quer impor suas opiniões como certas; Você é um bully e pensa que não é; Você se projeta demais nos outros;

         
         A responsabilidade de quem sofre o bullying:
         Se você esta sendo xingado ou mal apelidado ou te batem porque é diferente deles é preciso entender que existe um aprendizado nisso, não é de graça, não é atoa. Você tem várias formas de lidar com isso, de resolver isso. Ficar parado apontando o dedo para os outros não vai resolver. A maioria dos que sofrem bullying ficam se vitimizando, logo, nunca resolvem.
         Você provavelmente não tem firmeza pra franzir a testa ou mandar calarem a boca ou dizer que não gosta daquilo ou dar literalmente umas bolachadas nos bullys. Geralmente, falar com a coordenadora da escola só piora a situação, não resolve. A missão esta delegada a você. Você tem medo do que as pessoas vão achar perante sua reação ao maltrato? Prefere até sofrer o bullying?
          Você acredita que é um esquisito e merece bullying, pode ser por baixa auto-estima. Mas não existe nada de errado com você. Especificamente naquele grupo, você é estranho, diferente e inadequado.
          Se você já se resolve sozinho(a) com os bullys, não depende de ninguém pra estar bem e ainda assim continua sofrendo, ou, ainda assim a escola toda resolveu fazer bullying com você, a MELHOR saída é sair dessa escola imediatamente, e ir para outra onde ninguém te conhece e são mais seu perfil. Se for possível no seu caso, passe um período em casa, se recuperando do bullying passado e fazendo tratamento no psicologo(a), para depois ir pra outra escola.
          É preciso não depender de estar com ninguém, muito menos com os bullys. Na verdade, saia de perto dos bullys, fique bem longe deles, procure pessoas que gostem de você, e se não existirem essas pessoas nesse lugar, fique sozinho, até conseguir mudar de escola. Porém, se os bullys te perseguem ou te batem, mesmo que você faça de tudo para ficar longe deles, é um sinal de que você precisa denunciar o fato de que estão te batendo e te perseguindo na escola para alguém responsável.
          É preciso fazer os pais entenderem a gravidade da situação quando você necessitar mudar de escola, porque muitos pais não vão entender, vão querer te obrigar a ficar nela e ir todos os dias para a aula pelo simples fato de que estão pagando. Se você não vê saída para resolver a situação além de mudar de escola e seus pais ainda não entenderam, diga a eles para pararem de pagar a escola pois você não vai mais para ela. E se nem isso adiantar, mate aulas, tente um jeito de não entrar na escola e não fale nada pra eles. E ao mesmo tempo fale com alguém que entende a situação e pode conversar com seus pais.
          Suas reações são importantes quando o bullying acontece. Você pode ignorar ou reagir com a mesma intensidade ou pode chorar ou reagir pior ou pode se afastar o mais rápido possível discretamente e evitar. E é preciso escolher a melhor reação.
          O bullying tem um efeito cumulativo, quanto mais você demora para parar sua evolução, pior fica, ou seja, é preciso se mobilizar rápido quando ele começa. As vezes a pessoa acha que é só uma brincadeira daquele dia e vai passar e deixa de lado mesmo que se repita. Ou, a pessoa não percebeu que sofreu bullying, mas está desconfortável. Ou a pessoa não admite que ficou triste com aquilo, querendo se mostrar forte, sendo orgulhoso(a). É preciso ser sincero consigo mesmo.
       
L
           
         

           
           





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças de Generos com relação a sentimentos

Vulnerabilidade

Não se confunda