Não se confunda


A matrix é o sistema de crenças e da realidade em que vivemos. Para ser realmente completo e pleno é preciso sair desta. Nela as crenças sociais ficam emaranhadas prendendo umas as outras, umas apoiam as outras, são todas grades da mesma prisão. 
O racismo existe, vem sendo estruturado desde o começo da matrix, ou seja, isso faz dele uma condição bem difícil de vencer e que vai levar muito tempo para a sociedade. 
Obviamente existem formas de amenizar esta situação imediatamente, causando menos sofrimento aos que sofrem disso, mas algumas pessoas confundem o que seriam essas formas com o que não faz diferença e até causa mais problemas. 
No Brasil é possível perceber que o racismo é sempre focado em inferiorizar o negro com relação ao branco, por conta da história. E o não entendimento das formas de melhorar a situação causam mais problemas, como por exemplo a geração de hipocrisia relativa a isso. Ao passo que nos EUA, a liberdade de expressão também abrange esse caso, e isso poupa muitos problemas desse tipo.  
Um exemplo de piora do racismo histórico brasileiro foi quando o governo implantou leis com intuito de embranquecer a população a partir da mistura de negros com imigrantes europeus, incentivando assim a miscigenação.
E porque isso iria piorar o racismo??? Pois a miscigenação nesse caso não foi por um motivo diferente de racismo, um racismo que vinha do órgão de governo e que pretendia aniquilar a cor negra a partir da mistura. Aniquilar a cor do inimigo sempre foi estratégia de guerra, os escravos tomados nas guerras de conquista do Império Romano eram separados de suas famílias e não podiam reproduzir sua genética de forma pura, perdiam laços com os outros da mesma cor.
Até hoje essa política de incentivo á miscigenação sobrevive na mentalidade das pessoas, gerando assim problemas de imagem ainda maiores para negros e misturados, pois na tentativa de se embranquecer os(as) negros(as) estão sempre procurando parceiras(os) brancas(os). 
A hipocrisia é algo muito presente neste tópico, pode vir de um(a) negro(a) que não percebe essa faceta, a tempo percebida nos EUA. Não adianta defender com unhas e dentes os direitos negros e arrumar um cônjuge branco. É extremamente contraditório, é a aniquilação da própria cor, o enfraquecimento da representação negra.
Miscigenar-se não é um dano, desde que seja entre dois indivíduos completos. O negro(a) em geral não se sente completo(a), o racismo existe até mesmo neles(as). E o branco(a) se acha superior, tendo um sutil ego inflado. Os negros precisam se sentir iguais, e os brancos precisam se sentir iguais. As duas etnias completas em si mesmas. E ao final miscigenar ou não tanto faz. 
Mas atualmente, no patamar em que se está, esse mistura inter-racial se configura muitas vezes em relações sutilmente abusivas, tão nocivas quando as escancaradamente abusivas. Se alguém é muito bom, é muito maravilhoso, é o(a) branco(a) salvador(a), e o outro é o inferior, o considerado feio, e é o que precisa ser salvo, algo com certeza vai desandar nessa história. 


O que poderia ser feito para amenizar essas situações de desvalorização racial que já existe?
-Ter-se respeito e educação com cada indivíduo independentemente da cor.
- O negro(a) não dar preferencia á brancos(as) nos relacionamentos. Bem como o branco(a) não dar preferencia a negros(as) nos relacionamentos.
- Acabar-se as hipocrisias com relação a isto, ou seja, admitir ser racista quando se é.
- Não ser vítima de ninguém. Nem salvador de ninguém. Não depender de ninguém.
- Não ter pena de alguém por conta da cor da pessoa. Nem valorizar alguém por conta da cor.



L


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças de Generos com relação a sentimentos

Vulnerabilidade